UM CHAMADO DIFERENTE

Como eu me tornei consultor de igrejas

Por Jonatas Nascimento

Sócio da Cartilha da Igreja Legal - Cursos, Informações Objetivas e Mentoria

Autor da Cartilha da Igreja Legal

Olá! Sou o Jonatas Nascimento, autor da Cartilha da Igreja Legal, um livro que já vendeu mais de 10.000 exemplares em todo o Brasil e hoje quero me apresentar para quem ainda não me conhece.

Quando eu era jovem sonhava com uma carreira de jornalista no rádio ou na televisão, até porque eu sempre admirei a habilidade de se comunicar com as pessoas em busca de compartilhar um conteúdo de valor. Eu amo me conectar com as pessoas, mas confesso que costumava ter medo de falar em público porque nunca gostei da minha voz e dicção, que são bem diferentes das utilizadas pelo locutores da era do rádio que eu cresci escutando.

A verdade é que eu não lutei pelo meu sonho e acabei deixando a vida tomar outros rumos. Em 1976, foi quando tudo mudou: eu tinha acabado de deixar o serviço militar e pisei pela primeira vez em um escritório de contabilidade para trabalhar como office-boy. Em pouco tempo caí nas graças do diretor que enxergou potencial em mim para assumir novas responsabilidades. Me matriculei no curso técnico de contabilidade e em 1978 já tinha o meu primeiro diploma!

Gostei de trabalhar no ambiente contábil porque é muito dinâmico; a legislação muda o tempo todo e é preciso manter a curiosidade de uma criança e a disposição juvenil para buscar atualizações. Um bom contador é como um bom jornalista. Precisa ter boas fontes e uma disposição incansável de buscar as informações mais credíveis. Como bônus, eu ainda passei a ganhar um dinheiro além das expectativas para os padrões de um jovem solteiro de 20 anos.

Apesar disso, a minha vontade de aprender e compartilhar conhecimento com as pessoas não arrefeceu. Muito pelo contrário, só foi aumentando...

Aceitei ganhar menos e mudei de trabalho para conseguir conciliar minha profissão contábil com a faculdade de Letras. Me licenciei em 1985 e passei a trabalhar como contador durante o dia e professor de Português em supletivo, ensino médio e até mesmo em um seminário de Teologia. Segui a máxima “quem quer muito arranja tempo, quem não quer, arranja desculpa”. Ao mesmo tempo também consegui cursar e me graduar em Recursos Humanos e Direito.

Foi um pouco depois de me graduar em Direito que recebi um chamado para auxiliar as igrejas, o que comecei na altura me permitiu dar modestas aulas de Direito Eclesiástico. Como filho de pais batistas, tenho boas lembranças da minha família congregando praticamente desde que nasci. A igreja sempre fez e sempre fará parte da minha vida e da minha rotina. Mesmo que não tenha recebido o chamado para pastorear, sinto que sou um servo muito ativo e procuro honrar minha posição como diácono.

Mas o melhor ainda estava por vir... escrevi a Cartilha da Igreja Legal para ser um guia de consulta rápida de temas ligados ao cotidiano administrativo, trabalhista, financeiro, fiscal e contábil de quem administra uma igreja.

Apesar da contracapa do meu livro começar com a frase mais clichê em termos de marketing: “A presente obra ainda não é propriamente o fruto do meu sonho”, verdade seja dita: o livro conquistou um público e se tornou um sucesso editorial para os padrões brasileiros.

Desde o princípio, o meu objetivo era ajudar as igrejas a caminhar lado a lado com a lei, mas sinceramente acho que eu fui quem mais foi ajudado pela Cartilha da Igreja Legal. Esse livro me trouxe uma verdadeira chuva de bênçãos! Meu escritório de contabilidade passou a ter mais de uma centena de igrejas como cliente, recebi o convite para integrar a comissão de terceiro setor do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, me tornei apresentador do quadro Religião & Legislação do programa semanal Reencontro da TV Brasil, virei colunista assíduo em publicações especializadas. E fui além do que imaginei: venci definitivamente o meu antigo medo de falar em público e passei a dar palestras por todo o Brasil.

A Cartilha da Igreja Legal aprimorou minhas carreiras de contador e professor ao mesmo tempo me aproximando do meu sonho de criança de trabalhar com comunicação social. Com a diferença que pulei toda a fase de jornalista iniciante e fui direto para as colunas de opinião.

O mais bacana de tudo? Foi que a Cartilha me proporcionou a chance de me conectar com muitas pessoas especiais. Não vou citar nenhum pastor aqui porque acabaria deixando outros de fora injustamente, e esse depoimento ia ficar mais longo que os discursos do Fidel Castro.

Mas não posso deixar de agradecer ao fato de que a Cartilha me levou a conhecer o meu mais novo sócio: o Dr. Fernando Gammino, que atua há mais de 10 anos como advogado de igrejas e que me trouxe ideias e o estímulo de rumar na direção de uma obra que é verdadeiramente fruto do meu sonho.

Por vezes aparecem pessoas que querem abusar de forma oportunista do meu know-how e prestígio no meio eclesiástico, mas tenho de reconhecer; variavelmente me sinto até um aluno na frente do Dr. Gammino que chegou até mim com um desprendimento e generosidade de quem não tem medo de competição.

A empatia foi imediata e passamos a trabalhar juntos com uma harmonia complementar. Fizemos muitos estudos de caso das práticas de administração dos nossos clientes e até mesmo de outras igrejas para entender o que faz algumas igrejas prosperar mais do que outras.

O resultado desse grande esforço nós entregamos de tempos em tempos em turmas do nosso curso Cartilha da Igreja Legal 2.0: o segredo das igrejas mais prósperas. Mas você não precisa esperar abrir uma nova turma para começar a se aprimorar nas melhores práticas de administração eclesiástica. Acesse nosso site cartilhadaigrejalegal.com.br onde disponibilizamos inteiramente grátis a versão online do livro.

Quero retribuir tudo o que a Providência tem me proporcionado. Eu e o Dr. Gammino acreditamos que o segredo das igrejas mais prósperas está justamente neste firme propósito de conhecer os caminhos da lei a aproveitar os benefícios ao seu alcance com integridade.

E sinceramente – acho que você também deseja o mesmo para o seu ministério. No fundo, somos muito parecidos. Queremos que a nossa igreja enquanto instituição economize e atraia mais recursos de modo suave, a fim de que possa se dedicar mais ao que realmente importa: salvar almas.

Os benefícios que ensinamos na Cartilha da Igreja Legal 2.0 farão com que você queira gravar um depoimento dizendo que o curso foi o melhor investimento que você já fez. Outra fator interessante que ouvimos de quem já partilhamos esse conhecimento é: agora eu sei quais as metas administrativas preciso ter e também sei o que, quando e como cobrar dos tesoureiros e demais atores sociais da igreja. Sobra até mais tempo para aproveitar o tempo livre com a minha família.

Não sei se há uma turma aberta no momento em que esse vídeo chegou até você, mas recomendo que você baixe o livro grátis e se inscreva nas nossas mídias sociais para não perder nenhuma novidade.

Nada acontece por acaso. Deus, em sua infinita misericórdia, nos colocou em contato. A Ele, portanto, toda glória, honra e poder.

Até breve.

Cartilha da Igreja Legal

A Cartilha da Igreja Legal é um sucesso editorial que já vendeu mais de 10.000 exemplares em todo o Brasil.

A Cartilha da Igreja Legal é apontada por diversos consultores de igrejas como o primeiro passo para que as igrejas andem na mão da lei e no fluxo da prosperidade.

Receba GRÁTIS em seu e-mail um livro que vendeu milhares de exemplares por R$35,00.

Deixe seus dados abaixo:

*Fique tranquilo(a), não mandamos spams! Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade.


Junte-se à Comunidade da Cartilha da Igreja Legal
através do aplicativo Sparkle

Fazer o download naApp Store Vamosbrincar de Google

Copyright 2022 © Cartilha da Igreja Legal - Cursos, Informações Objetivas e Mentoria Ltda.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS